Blog
Pré moldados
26 / Abr / 2019
Tudo que você precisa saber sobre escadas pré-moldadas

Tudo que você precisa saber sobre escadas pré-moldadas

Se você acompanha nosso blog, já conhece um pouco sobre a história dos pré-moldados e como o uso dessas estruturas se popularizou no Brasil. 

 

Embora o uso seja muito comum em grandes construções, como pontes, viadutos e até estádios de futebol, existe uma série de outras aplicações para o uso de pré-moldados de concreto.

 

Hoje em dia é possível encontrar mourões para implantação de cercas, paredes e muros pré-fabricados, banheiros prontos, já preparados para as instalações hidráulica e elétrica e escadas que podem ser montadas degrau por degrau ou em blocos inteiros.

 

Escadas pré-moldadas?


É isso mesmo!

 

Se você se surpreendeu com a possibilidade de comprar uma escada pronta que precisa apenas de ser montada na sua obra, pode estar se perguntando:

 

1 - Uma escada montável é segura e confiável? Os degraus não vão cair?

2 - Elas são chumbadas na parede, laje ou viga?

3 - Os degraus são sempre do mesmo tamanho ou há alguma flexibilidade?

4 - É possível comprar uma escada caracol pré-moldada?

5 - Como revestir? Ela aceita pintura? Posso colocar qualquer piso sobre ela?

6 - Dá pra usar uma escada pré-moldada num espaço pequeno?

7 - Posso comprar os moldes e eu mesmo fazê-la?

 

Se você quer saber as respostas, acompanhe os próximos parágrafos e descubra tudo que você precisa saber sobre escadas pré-moldadas.

 

Como é feita uma escada pré-moldada de concreto?


Existem basicamente dois tipos de escadas pré-moldadas, a escada pré-moldada composta por peças de grandes dimensões e a escada pré-moldada composta por vários elementos. A maneira como uma escada pré-moldada é fabricada depende do seu tipo.

Escada pré-moldada composta por peças de grandes dimensões

 


Esse tipo de escada é composto por um elemento único, ou seja, a escada inteira é fabricada de uma só vez, usando moldes que contenham todos os degraus e patamares definidos no projeto. Assim, após a moldagem e secagem da peça, tem-se uma escada totalmente pronta.

 

Os moldes normalmente admitem algumas variações nas dimensões dos degraus e na inclinação da escada, mas essa flexibilidade é pequena.

 

Em virtude do peso dessas peças, elas devem ser transportadas ao local da obra com os cuidados necessários para não ocorrerem quaisquer impactos que causem trincas na sua estrutura.

 

Ao chegarem à obra, as escadas são içadas por meio de guindastes e colocadas no local previsto no projeto, sendo apoiadas diretamente nas vigas ou lajes. Não há necessidade de chumbamento porque o seu peso próprio é suficiente para manter a estrutura estável, confiável e segura.

 

Apesar de parecer um pouco complicado o uso dessas escadas pré-fabricadas, elas ainda são vantajosas se comparadas com a concretagem no local da obra. Isso porque a montagem das formas e a colocação da armação é um processo difícil e demorado, em virtude das inclinações, curvas, patamares e degraus.

 

Escada pré-moldada composta por vários elementos


Para entender esse tipo de escada pré-moldada é útil usar sua imaginação.

 

Pense que uma escada é composta de várias pequenas partes: um suporte, os degraus e espelhos e os patamares. Agora imagine que cada uma dessas partes já venha pronta, de forma que você apenas precisa montar degrau por degrau para formar uma escada completa.

 

É mais ou menos isso! Nesse tipo de escada o processo de montagem envolve vários elementos menores, todos eles pré-moldados.

 

Um dos exemplos mais comuns é a escada jacaré.

 

Nessa escada o suporte é uma viga com vários dentes (lembra a cauda de um jacaré) sobre a qual os degraus são assentados com argamassa.  Essa viga é fixada em paredes com função estrutural, usando buchas e parafusos ou chumbadores. Os furos previamente feitos na parede são preenchidos com argamassa após a fixação, tornando a estrutura segura e confiável.

 

As peças são relativamente leves, de forma que um trabalhador do canteiro geralmente consegue carregá-las sozinho do depósito ao local de instalação. Por isso não é necessária a presença de guindastes para içamento da estrutura.

 

A grande vantagem desse tipo de escada é que o manuseio é simples e a execução é mais rápida, gerando economia para a obra. Além disso, como não é necessário esperar o endurecimento do concreto, essas escadas podem ser utilizadas logo após a montagem, evitando atraso na obra.

 

Até aqui você já tem respostas para as perguntas 1 e 2.  Vamos às próximas questões.

 

E quais são as vantagens de usar escadas pré-moldadas?


Você já deve ter percebido que a utilização de pré-moldados traz algumas vantagens para toda obra, como rapidez na execução, limpeza, redução de desperdício, padronização etc.

 

Mas será que é possível ter flexibilidade no design das escadas? Elas aceitam qualquer tipo de acabamento? Dá pra usar uma escada pré-moldada num espaço pequeno?

 

A resposta a todas essas perguntas é SIM.

 

Veja algumas vantagens da utilização de escadas pré-moldadas na sua obra.

 

Segurança


O uso das escadas pré-moldadas proporciona segurança tanto na fase de obra quanto na sua utilização, após serem instaladas.

 

Esse sistema construtivo reduz a mão de obra e a quantidade de equipamentos no local da instalação, o que diminui as chances de ocorrerem acidentes na obra.

 

Além disso, a fabricação das escadas pré-moldadas obedece a normas rígidas de produção, controle tecnológico de qualidade e rastreabilidade, utilizando mão de obra especializada e equipamentos específicos.

 

Também são submetidas a processos de beneficiamento que garantem a durabilidade e evitam o aparecimento de trincas e fissuras na estrutura, o que ajuda a garantir a qualidade e a segurança de seus usuários.

 

Some-se a isso a garantia estabelecida por lei que os fabricantes devem oferecer.

 

Organização


O uso das estruturas pré-fabricadas dispensa a maioria das ferramentas utilizadas nas obras convencionais e a aquisição de muitos dos materiais comuns em uma obra (areia, brita, blocos etc.), reduzindo o barulho, o espaço de armazenamento e o acúmulo de poeira pela casa inteira: aquela bagunça típica de obras.

 

Rapidez


O uso de pré-moldados traz uma enorme agilidade para sua obra, reduzindo entre 25% a 50% do prazo de execução, já que apenas a instalação será realizada no canteiro. Com isso, é mais fácil garantir o cumprimento do cronograma físico-financeiro da obra.

 

O processo de montagem é rápido e pode ser realizado paralelamente a outras etapas da obra, como a terraplanagem e a fundação. Além disso, uma vez instaladas, as escadas pré-moldadas já podem ser utilizadas. Assim, ganha-se em facilidade de gestão e produtividade da obra, proporcionando economia de tempo e dinheiro.

 

O retorno sobre o investimento é mais rápido e o imóvel fica mais valorizado, agregando valor à empresa perante os investidores e clientes.

 

Economia


Com a redução da mão de obra e equipamentos no canteiro diminuem também os custos do empreendimento. Os atrasos são menores, reduzindo a necessidade horas extras ou de aumento do quadro de pessoal. Não é necessária a locação ou aquisição de equipamentos utilizados em uma construção convencional.

 

Eliminam-se os custos com a instalação do canteiro, com fôrmas e escoramentos, assim como com a limpeza do canteiro e o descarte de resíduos. Há menor necessidade de área para armazenamento, menos desperdício e risco de desvios de materiais e menor ociosidade da mão de obra.

 

A utilização de pré-moldados permite a construção de estruturas mais esbeltas, com a otimização das seções de vigas e lajes e o uso de vãos maiores, reduzindo o consumo de concreto e aço e tornando a estrutura esteticamente mais agradável.

 

O processo de execução do acabamento é facilitado e o rígido controle a que as peças pré-moldadas são submetidas reduz significativamente a necessidade de manutenções futuras.

 

Como o cronograma é mais previsível e o processo é mais racionalizado, os imprevistos diminuem, bem como os custos com eventuais litígios judiciais decorrentes de atraso na entrega das obras e outros custos indiretos ou difíceis de contabilizar.

 

Customização


As escadas pré-moldadas admitem um série de formatos e padrões de acabamento, podendo ser usadas em ambientes residenciais, comerciais, institucionais ou industriais.  

 

O projeto da escada pode ser avaliado previamente pelo interessado.

 

O arquiteto ou o projetista pode utilizar softwares de desenho em três dimensões, permitindo a visualização de como a escada ficará e testando vários formatos e estilos antes que ela seja produzida.

 

É possível, por exemplo, a fabricação de escadas, vazadas ou não, em formato de L, U, ou J, Retas, em caracol, todas com dimensões variadas definidas pelo arquiteto ou projetista.

 

Feitas sob medida, de acordo com as necessidades do cliente, elas se encaixam perfeitamente no ambiente desejado, permitindo sua adaptação a espaços pequenos e ganho de área.

 

Também admitem diversos materiais de acabamento, como granito, mármore, madeira, porcelanato, vidro, concreto aparente, carpetes, resinas, pedras naturais, borrachas, madeira, revestimentos específicos e antiderrapantes.

 

Isso tudo garante que sua escada ficará exatamente jeito que você sempre sonhou.

 

Estética


Como a possibilidade de customização é enorme, é possível criar um ambiente sofisticado, mesmo se não houver muito espaço.

 

Com o uso de escadas vazadas, por exemplo, é possível tornar o ambiente mais agradável, propiciando mais leveza e permitindo melhor circulação de ar entre os andares.

 

Com um acabamento caprichado e um design moderno, dá para tornar sua escada parte da decoração da sua casa, com toda beleza e requinte, chamando a atenção de todos que a visitam.

 

Padronização


Como a fabricação de escadas pré-moldadas é um processo industrializado, é possível chegar a uma forma desejada e replicar aquele modelo para uma produção em série, o que é muito útil para garantir a padronização da obra, principalmente em edifícios com muitos pavimentos.

 

Sustentabilidade


O processo de fabricação de pré-moldados é extremamente racionalizado, com uma geração de resíduos sólidos bem menor do que nos métodos construtivos convencionais. Não há agressão ao meio ambiente e a própria economia de tempo na construção pode ser considerada um fator de sustentabilidade.


Diante de todas essas vantagens, você deve ter se convencido a usar escadas pré-moldadas na sua obra. No entanto, ainda falta uma pergunta a ser respondida.

 

Qualquer um pode fazer uma escada pré-moldada?


Se você está pensando em comprar os moldes e fazer uma escada pré-moldada por conta própria, saiba que isso não é recomendável.

 

Existem normas técnicas que devem ser seguidas na modelagem de uma escada pré-fabricada. A principal norma é a ABNT NBR 9.062:2006, que trata sobre projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado.

 

Na moldagem, deve haver cuidado especial em relação às dimensões, ao cobrimento da armadura e ao acabamento final das peças.

 

As características do concreto a ser adotado também são muito importantes para garantir a segurança da estrutura, de modo que deve haver um rigoroso controle tecnológico na fabricação.

 

Geralmente são utilizadas fôrmas metálicas para garantir um acabamento mais preciso, já que em alguns casos as escadas não serão revestidas com qualquer tipo de piso, podendo ser usadas diretamente.

 

Além disso, no projeto das escadas pré-moldadas deve haver um grande rigor nos detalhes, com todos os elementos desenhados separadamente e com escalas ampliadas, a fim de evitar erros na execução.

 

Também é importante compatibilizar o projeto da escada com as demais estruturas e instalações da obra, para que não haja desperdícios em virtude de inadequações.

 

Assim, se você pretende utilizar escadas pré-moldadas na sua obra, é bastante recomendável que você contrate uma empresa especializada nesse produto. Para isso a Incobraz está à sua disposição.

 

Somos uma empresa com longa experiência em pré-moldados de concreto e temos soluções em escadas pré-moldadas totalmente adequadas à sua obra. Nossos produtos são submetidos a rigoroso controle de qualidade e atendem a todos requisitos técnicos previstos em normas.

 

Entre em contato com um de nossos consultores e obtenha informações sobre nossos produtos e serviços. Será um prazer atender você.

 

Conheça também nosso Facebook e nosso Instagram

Redação Qwtech

Comente essa publicação